domingo, 9 de outubro de 2011

4. Praia de Tambaú (João Pessoa, PB)



Praia de Tambaú: lugar de encontros e desencontros. Símbolo do turismo na Paraíba

Há cerca de 40 anos atrás a praia de Tambaú era apenas um distrito isolado do município de João Pessoa. A ligação entre a cidade e o Tambaú exigia grandes esforços. Lá existiam algumas vilas de pescadores e pessoas tidas como 'aventureiras', ou que preferiam o isolamento como o escritor José Américo, que residiu no agora bairro do Cabo Branco.
Atualmente, é quase impossível pensar em uma Tambaú de outrora. O bairro se tornou um dos mais valorizados da cidade e é onde o processo de verticalização e turistificação se deu com mais voracidade.
Tambaú é o locus turístico da cidade de João Pessoa - encontro de turistas e moradores, hotéis e residências. O Hotel de mesmo nome deu brilho e modernidade ao bairro e observou silenciosamente o crescimento turístico de João Pessoa e foi um marco da hotelaria em todo o estado.
Tambaú do mercado de artesanato, do Busto de Tamandaré,  dos restaurantes, dos hotéis, dos receptivos, dos corais de Picãozinho, dos turístas e da própria João Pessoa.

ONDE? Praia de Tambaú, João Pessoa, PB.
QUE É? Praia urbana e principal área turística de João Pessoa, concentra os principais hotéis (Hotel Tambaú, Hotel Litoral Express, Pousada Tamandaré, Atlântico Praia Hotel, Hotel Caiçara  entre outros) e restaurantes (Famiglia Muccini, Mediterrâneo, Adega do Alfredo, Churrascaria Bastos, Lion Creperia, Toca do Caju, Emporio Café, Gulliver, entre outros).
ACESSOS: Av. Epitácio Pessoa ou Av. Rui Carneiro.


NÃO PERCA: São várias as dicas, mas o mais legal de Tambaú é o passeio no final da tarde pela calçadinha beira-mar. Há muitas pessoas caminhando e praticando esportes. Há a possibilidade de alugar patins e bicicleta para realizar uma caminhada mais longa entre Tambaú e Cabo Branco. Após a atividade a dica é sentar em um quiosque e tomar uma água de coco para repor as energias, vale também esperar pelo nascer da lua sentado nas áreias da praia. Outra opção é fazer um passeio de catamarã  (cerca de R$ 35,00) aos corais de picãozinho, passeio possível apenas quando a maré está baixa.

0 comentários:

Postar um comentário