segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

20. Praça da Independência, João Pessoa



Idealizada em alusão ao centenário da Independência do Brasil, rodeada por prédios históricos e com uma exuberante área arborizada, a Praça da Independência, João Pessoa, é hoje um convite a contemplação nas proximidades do centro da cidade.


Planejada no início do século XX e inaugurada em 1922, dentro do processo de urbanização pelo qual passava a capital paraibana, a praça é um dos ícones do crescimento territorial do município, principalmente após a construção da Avenida Epitácio Pessoa, que tem como marco inicial justamente esta praça e representa a ligação entre a cidade e o mar. Fato curioso é o desenho idealizado que representa o traçado radial da bandeira do Reino Unido na disposição de seus jardins e passarelas.

O projeto paisagístico privilegiou a diversidade de espécies vegetais, destacando plantas da flora nativa da Paraíba, como o Pau-Brasil, Ipê e Acácia e exóticas com a exuberante  Abricó-de-Macaco, nativa da Amazônia, Palmeiras, que chama a atenção por suas flores intensamente rosadas e seus grandes frutos.

Mas não é apenas no verde que chama a atenção na praça. Instalado no centro da área, justamente onde todos os caminhos se encontram, está presente  um imponente obelisco de pedra granítica que faz referências a 'luta da independência' do país. Em uma de suas laterais surge um belo coreto em estilo neoclássico, onde atualmente está em funcionamento uma tradicional floricultura.

A praça é cercada por edificações históricas, com destaque ao Colégio Marista Pio X, o casario que abrigou João Pessoa (futuro museu da república), o casario onde atualmente funciona a Casa do Artista Popular, o Hospital Santa Isabel, dentre outros prédios antigos.

Muitas nuances da praça passam quase despercebidas para frequentadores e visitantes. Se um olhar rápido já nos indica um belo lugar, a atenção nos prende a aspectos históricos e paisagísticos encantadores. Sim, vale uma visita.


3 comentários:

  1. Aiiiiiiiiiiiii que lugar lidno adorei quero passar ferias ai :D

    ResponderExcluir
  2. Que bom Giovanne. Esta praça passou por uma reforma paisagística em 2015 e está ainda mais linda. ^^

    ResponderExcluir
  3. Essa praça passou por uma reforma e ficou mais linda ainda. Plantaram várias outras espécies e ficou um tom colorido harmônico que dá gosto de ver.

    ResponderExcluir