domingo, 15 de fevereiro de 2015

As belezas do interior da Paraíba

Devido as belezas naturais da costa nordestina, o turismo de sol e praia na região vem sendo fomentado há no mínimo trinta anos. Hotéis, resorts, parques aquáticos, condomínios de segunda residência, dentre outros equipamentos e atrações formam uma oferta turística bem desenvolvida em grande parte o litoral nordestino. Mas nem por isso o interior do nordeste deve ser esquecido ou menosprezado enquanto destino turístico, muito pelo contrário, as paisagens e a cultura do povo sertajeno e caririzeiro chamam a atenção e despertam para um Brasil ainda pouco explorado no roteiro turístico nacional.

E falando no contexto paraibano há também muito do que vivenciar da cultura, das paisagens, das histórias, do patrimônio e da natureza do interior da Paraíba. Certamente este post trará apenas pouco do que o interior do estado tem a oferecer, mas que será o suficiente para que você considere as belezas do interior paraibano em seu próximo roteiro.

Brejo, borborema, cariri e sertão... cada um com suas características, suas vocações e cenários. Tem calor, mas também tem um friozinho bom; tem o cinza da caatinga seca, e também o verde das matas de altitude; tem religiosidade e festejos; água e aridez; suor e lágrimas. Sim, é uma Paraíba de contrastes e este é o seu maior valor. 

Uma das regiões mais áridas do Brasil, o cariri paraibano, registramos um dos momentos mais esperados: a chuva. É possível observar as nuvens carregadas no céu, o sol querendo reaparecer e o fio de esperança que é a água que escorre no lajedo.



As belezas da caatinga e a imensidão dos lajedos de pedra do Cariri. Este é um dos pontos mais conhecidos e visitados do interior - o lajedo de pai Mateus no município de Cabaceiras. Um por do sol incrível.


O patrimônio geológico do interior da Paraíba impressiona qualquer leigo ou pesquisador que passe pela região. Não é para menos são muitas formações esculpidas pelo vento, pela água e pelo sol. Na foto observa-se a Serra de Teixeira, de cima da Pedra do Tendó, município de Teixeira, uma das maiores formações do tipo do Estado. Um belo por do sol que contrasta com o fogo e a fumaça da caatinga em chamas. 


A vegetação da caatinga chama a atenção - espinhosa, seca, rasteira. É também de uma beleza singular e singela, as flores da caatinga, como desta cactácea, são tidas como representações da sua força e de sua resistência.

Não são só as belezas naturais que chamam a atenção, Campina Grande, a segunda maior cidade do interior do Estado, é referência tecnológica e em inovação. Além disso, suas paisagens construídas também chamam a atenção, como o açude velho, antigo reservatório que abastecia a cidade. Muitos moradores caminham às margens do açude velho e tem este visual todos os dias.

Falou em friozinho, falou no brejo paraibano que tem em Areia seu principal expoente. Patrimônio cultural do país através do tombamento de seu centro histórico junto ao IPHAN, a cidade vem, aos poucos, atraindo os olhares dos turistas e da mídia especializada. E atributos não faltam para que ela possa, cada vez mais, conquistar o posto de um dos maiores destinos turísticos da Paraíba e do interior do Nordeste - terra do Pintor Pedro Américo, do primeiro teatro da Paraíba, o Theatro Minerva, do tradicional colégio Santa Rita, da comunidade de Chão de Jardim, dos casarões, dos engenhos, da cachaça e da rapadura. Sem falar dos eventos turísticos como o roteiro Caminhos do Frio, do Brega Areia e do festival de inverno.


-----------------------------
Atenção: As fotos e imagens contidas nestes blog são de uso exclusivo do mesmo, não sendo permitida a reprodução parcial ou total sem autorização de seu criador e editor, bem como seus textos. Autorizações  para uso sem fins comerciais podem ser feitas através do e-mail turis.rafael@gmail.com.br

Um comentário: