quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Bem-vindos à Sousa, PB:


Sousa, cidade sertaneja localizada a cerca de 430 km da capital João Pessoa (PB),  se destaca não somente por sua atividade comercial e industrial bastante reconhecida na região onde está inserida, ou por sua vasta produção agrícola, como a produção irrigada de frutas - especialmente o coco-verde. A cidade é também lembrada por sua vocação turística, com atrativos importantes para o turismo da Paraíba, mas que ainda assiste a um incremento paulatino da visitação ao município.

A primeira lembrança que se tem sobre a cidade é, sem dúvida, o seu patrimônio paleontológico, representado pelo conjunto de pegadas e fósseis de dinossauros e outros animais encontrados às margens do rio do Peixe - um dos rios mais importantes da região. Esse conjunto de pegadas, tão importante para compreensão da história da Terra, está protegido, mesmo que parcialmente, graças a instauração de uma Unidade de Conservação (UC) denominada de Vale dos Dinossauros, onde é possível realizar a visitação gratuita ao museu e as trilhas suspensas do parque.

O atrativo, que recentemente passou por uma ampla reforma, é aberto de terça à domingo, das 08h00 às 17h00, sendo necessário o agendamento apenas para visitas em grupo.

Vale dos Dinossauros, Sousa -PB, na saída para o município de Uiraúna
Mas não é só isso, Sousa ainda guarda muitas coisas bacanas para conhecer. O distrito de São Gonçalo, além de famoso produtor de coco do Estado, guarda um dos mais importantes reservatórios de água daquela região. O açude (que leva o nome do santo protetor da comunidade) é também um dos principais locais de visitação turística de Sousa - especialmente nos períodos de chuva, quando o São Gonçalo está cheio. Restaurantes próximos ao reservatório servem o melhor da gastronomia local - os principais pratos são a base de peixe pescado no próprio açude, claro.


No centro da cidade, na região de entorno da igreja matriz, alguns casarios chamam a atenção pela arquitetura. Na praça principal da cidade, há uma escultura intitulada Milagre Eucarístico que retrata a cultura da fé do povo sousense. Já no Centro Cultural do Banco do Nordeste ocorre a maior parte das atividades culturais da cidade - como apresentações artísticas e exposições. 


A cidade possui, ainda, boas opções de hospedagem, como o Hotel Vó Ita, e bons restaurantes, como o Bistrô e o Troodon e também outros atrativos - como a estátua de Frei Damião, um belo caminho de tamarindeiros, a antiga estação ferroviária, sítios, comunidades e belas paisagens rurais em seu vasto território.

Atrativos turísticos rurais da cidade de Sousa, PB

0 comentários:

Postar um comentário