domingo, 14 de julho de 2013

47. Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo (Mata da Amém)



É, na verdade, um pequeno trecho parcialmente preservado de mata de restinga às margens da BR-230, entre o município de João Pessoa e Cabedelo administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Natureza (ICMBio). A maior parte da população da grande João Pessoa conhece a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo (Flona) como simplesmente Mata da Amém, devido a presença de uma instituição que cuida de idosos na área que compreende a reserva - o asilo da Amém.

>> Acompanhe o PB em 1000 Lugares no facebook.

Hoje, a floresta da restinga é apenas um fragmento da vegetação que cobria parcela considerável da península de Cabedelo. No entanto, apresenta recursos virtuosos que justificam sua conservação, mesmo estando em uma região urbana, margens de uma rodovia federal, cortado pela linha férrea que faz o trajeto Cabedelo/João Pessoa/Bayeux/Santa Rita  e próxima ao principal ponto de escoamento da produção agrícola e industrial do estado - o Porto de Cabedelo. Além do verde, que propicia a realização de trilhas ecológicas e atividades de educação ambiental e aventura, a área poderia ser ponto de partida para outras regiões do estuário do rio Paraíba - já que a área possui ligação ao rio através do afluente - o rio Mandacaru.

Apesar do potencial cênico e paisagístico do lugar ainda não há um programa de visitação instituído, mas escolas podem agendar visita para tratar de assuntos ligados à educação ambiental. É interesse da administração do lugar em fomentar a prática ecoturística e de visitação na unidade.

0 comentários:

Postar um comentário